Muitas vezes o tempo vai passando, passando e, quando me dou conta, já deixei de contar uma viagem que aconteceu há tanto tempo que me pergunto se vale ou não a pena voltar a ela. Normalmente, a resposta é que sempre vale a pena contar uma experiência, seja ela qual for – não importa se “ao vivo”, no calor do momento, ou filtrada pela memória, com um sabor levemente nostálgico. As informações práticas podem não ser mais tão precisas – mas essas são fáceis de encontrar em outras fontes… Acabo concluindo que o que vale é fazer o registro na hora em que ele se torna imperativo!
Por esses dias eu comecei a pensar insistentemente nas pequenas viagens que fiz durante os meses em que morei nos Estados Unidos como pesquisadora-visitante na University of California, Riverside, em um período de bolsa-sanduíche durante o meu doutorado. Em meio às muitas obrigações (que pude cumprir sem maiores dificuldades porque Riverside é uma cidade que não oferece muitas tentações externas…), recebi as visitas de duas amigas, em ocasiões diferentes, e roubei alguns dias das pesquisas para me dedicar apenas a curtas e merecidas “férias”! 😉
Com a Cláudia, minha “sócia” aqui no I&V, fiz apenas dois bate-e-voltas: um dia fomos a San Diego e no outro fomos a Los Angeles. De resto, passamos todo o tempo em Riverside mesmo, desbravando o centro histórico e alguns dos shoppings e outlets da região, sempre intercalando os dias de passeios com os dias de compras. (Diga-se de passagem, eu cobro da Cláudia há muito tempo escrever alguns posts sobre compras para o blog, assunto de que ela entende bastante, e eu, muito pouco… É sempre bem divertido fazer compras com ela, que descobre barganhas não só para si própria, mas também para mim – e me obriga a comprar aquilo que eu me arrependeria de deixar para trás… 😛 )
Para o nosso dia em San Diego, fomos buscar inspiração no Guia Frommer’s – visitamos alguns dos locais sugeridos no itinerário de 1 dia. Como, a essa altura, já não me lembro mesmo das informações práticas dessa visita, deixo algumas fotos escolhidas para aguçar a curiosidade de quem visita e matar as minhas próprias saudades…
Old Town State Historic Park
O parque estadual mais visitado da Califórnia é o centro histórico original de San Diego, e tem entrada gratuita.
Balboa Park
O maior parque urbano dos Estados Unidos abriga diversos teatros, museus, centros culturais e o famoso Zoológico de San Diego. Um dos pontos altos do parque, na minha opinião, são as construções em estilo colonial espanhol, super lindas…
San Diego – Coronado Bay Bridge
Cruzar a ponte em direção a Coronado proporciona mesmo vistas belíssimas – não é à toa que o Frommer’s é tão enfático…
Hotel del Coronado
Da ponte mesmo já se pode ver o lindo Hotel del Coronado – já vale o passeio…
Chicano Park
O Chicano Park não é exatamente um dos pontos turísticos mais procurados de San Diego, mas a minha ligação afetiva com a literatura chicana (tema do meu mestrado, afinal…) me provocava a curiosidade, e eu queria muito ver os murais…
Tínhamos vontade de cruzar a fronteira com o México e dar uma chegadinha em Tijuana… Como na época ainda era necessário ter visto mexicano, tivemos que abortar a ideia, e logo tomamos o nosso rumo para percorrer os quase 100 km de volta a Riverside…
Pingback: Um dia em Los Angeles | Idas e Vindas – Viagens e Aventuras