Um dia na Isla del Sol

Mesmo sendo banhada pelo Mar do Caribe, Cartagena deixa muito a desejar em termos de suas praias urbanas – o mar ali é feioso, as areias são escuras, nada lembra aquela água transparente em que sempre se pensa à simples menção da palavra “Caribe”. E é por isso que um dos passeios obrigatórios para qualquer turista em Cartagena é passar ao menos um dia fora da cidade, fazendo um passeio de barco que o leve até alguma ilha próxima que tenha esses ingredientes caribenhos.

Claro que nós não irí­amos fugir à regra… Para não perder tempo na cidade em busca de uma agência de turismo (e porque já tí­nhamos pesquisado os preços previamente na Internet para os passeios de dia inteiro…), resolvemos contratar o nosso na agência do próprio hotel. São várias opções de ilhas a visitar – e acabamos escolhendo a Isla del Sol, no Archipiélago del Rosario, em parte porque tí­nhamos o aval do Arthur, que já tinha feito esse passeio em 2009. Como os passeios nos pareceram todos semelhantes, resolvemos ir no que já tinha sido testado e aprovado… 😉

Pagamos 100 mil pesos colombianos por pessoa, mais 12 mil cada um pela entrada na marina e o ingresso no parque natural – no total, o equivalente a cerca de R$ 125,00 na época. Esse valor incluía o transfer até o porto, a viagem em lancha rápida (cerca de 1 hora de viagem), um almoço tí­pico do Caribe colombiano e o guia para mergulho com snorkel. Não incluí­a o aluguel do equipamento (que custou US$ 20) nem o transfer de volta ao hotel. No cômputo geral, achei o valor bem justo.

Saí­mos cedo do hotel e passamos um bom tempo naquela enrolaçao de pegar outras pessoas em outros hotéis. Finalmente chegamos ao porto e nos acomodamos na lancha, que partiu sem mais demora.

Ao longe, a Ciudad Amurallada

Deixando para trás a Ciudad Amurallada

É uma viagem bastante agradável. Logo de iní­cio, é muito bonito ver a Ciudad Amurallada ficando para trás… Em poucos minutos, estávamos costeando a Pení­nsula de Bocagrande, a parte mais nova de Cartagena, onde os altí­ssimos edifí­cios me fizeram pensar em Miami…

Passando ao largo de Bocagrande...

Passando ao largo de Bocagrande…

...que, vista de longe, me lembrou Miami...

…que, vista de longe, me lembrou Miami…

Boa parte da viagem se dá ao longo da costa – e, de vez em quando, aparece uma ilhazinha como essa aí­ embaixo, super fotogênica…

Pequenas ilhas ao longo do caminho...

Pequenas ilhas ao longo do caminho…

Depois de mais ou menos 1 hora na lancha, chegamos ao nosso destino – o receptivo do Hotel Isla del Sol, na ilha de mesmo nome. Tí­nhamos então o dia inteiro para apenas relaxar na praia, tomar sol, mergulhar nas águas transparentes do Caribe e curtir uma comidinha tí­pica, ou seja, “um dia pra vadiar”… 😉

Chegando à Isla del Sol

Chegando à Isla del Sol

Escolhi uma espreguiçadeira no cantinho da praia, onde seria mais fácil conseguir um pouco de sombra, e tive o privilégio de curtir essa bela paisagem ao longo do resto da manhã…

Vista do dia

Vista privilegiada diretamente da minha espreguiçadeira…

Logo o guia convocou aqueles que gostariam de ir mergulhar para retornar ao barco.

Nossa lancha

A lancha do passeio

Ao fim do mergulho, já era hora do almoço, que foi simples, mas muitíssimo saboroso: peixe frito, salada, arroz com coco, mandioca e patacones, que são rodelas de banana verde achatadas e fritas, super populares em muitos paí­ses do Caribe. Eu ainda não tinha provado o famoso arroz com coco, e achei uma delí­cia!

Almoço típico do Caribe colombiano

Almoço tí­pico do Caribe colombiano

Passamos o resto da tarde entre a praia e a espreguiçadeira…

Mar do Caribe

Mar do Caribe

… só mesmo curtindo o merecido descanso! 😉

Só de papo pro ar...

Só de papo pro ar…

Ah, e como tí­nhamos decidido não levar câmeras para o passeio de barco, todas as fotos foram feitas com os nossos celulares: o iPhone de Paulinho e a câmera super valente do meu antigo Nokia N95 – sem exagero, a melhor câmera de celular que eu já tive…

2 thoughts on “Um dia na Isla del Sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.