Dia 8, 02/01 – Gênova

Nervi

No dia seguinte pela manhã, enquanto a Andreia se ocupava das crianças, fomos fazer um passeio em Nervi, um bairro de Gênova um pouco mais afastado.

Fachadas com pintura trompe l’oeil

Fachadas com pintura trompe l’oeil

Uma característica marcante das construções da área de Gênova são as pinturas em trompe-l’oeil, que criam uma ilusão de volumetria nas fachadas dos edifícios.

Fachadas com pintura trompe l’oeil

O grande número de jardineiras nas janelas nos chamou a atenção por mostrar o cuidado em embelezar a cidade.

Uma linda villa próxima ao mar

A principal atração de Nervi – a Passeggiatta – pode ser acessada a partir da Via Oberdan, por meio de ruas onde existem villas tão bonitas quanto as da foto acima.

Passeggiatta Anita Garibaldi

Os habitantes locais se referem à Passeggiatta apenas assim, por desconhecerem a brasileira Anita Garibaldi…

Passeggiatta Anita Garibaldi

Águas límpidas do Mediterrâneo

A VAM na costa da Ligúria

Nos encantamos com a belíssima paisagem de que se pode desfrutar fazendo essa agradável caminhada.

Uma excelente guia

Na parte da tarde, a Andreia nos levou para um city-tour diurno pelo Centro Histórico de Gênova, o maior da Europa.

O “Arco do Triunfo” de Gênova

Marco do início do centro histórico de Gênova

Fazemos nossas as palavras que lemos no site Italy Zone:

Aos visitantes de Gênova aconselhamos, antes de mais nada, visitar o Centro Histórico da cidade, o maior da Europa, caminhando através dos típicos Caruggi (vias do centro histórico onde se passava de carruagens), ruas estreitas que compõem a paisagem, na descoberta de Edifícios Nobres, riquíssimas Igrejas antigas, pracinhas e ângulos típicos que “respiram” ainda hoje a atmosfera mercantil da época medieval.

Casa de Cristóvão Colombo

Porta Soprana

Começamos o nosso tour pelo que se pressupõe ser a casa onde viveu Cristóvão Colombo, bem ao lado da Porta Soprana, o portão leste da Gênova medieval.

Palazzo Ducale

Pela Via Porta Soprana chegamos então à Piazza Matteotti, onde se encontra o Palazzo Ducale, antiga casa dos doges de Gênova – hoje, o palácio, datado do século XVI, abriga um importante centro cultural.

Igreja de San Lorenzo

“Gosto muito de te ver, leãozinho…”

Continuamos então o nosso tour pela Via San Lorenzo e chegamos à Via de Scurreria, onde se encontra a Igreja de San Lorenzo (Duomo). Na sua entrada, pode-se ver a bela escultura de um leão que vigia a escadaria de acesso à igreja.

Palazzo San Giorgio

Seguimos então rumo ao Porto Antico, coração de Gênova e origem de sua riqueza e poder como centro naval nos séculos XI e XII. Nesta região  se  encontram duas das maiores atrações turísticas da cidade: o próprio porto e o Aquário. Dali também partem os ônibus que fazem sightseeing. Retornamos pelos vicoli de Gênova, para nós um grande labirinto… 😉

Via Garibaldi – Palazzo Bianco

Via Garibaldi – Palazzo Rosso

Chegamos à Via Garibaldi, a primeira rua de Gênova, onde se encontram os primeiros palácios da cidade, como o Palazzo Bianco e o Palazzo Rosso. O Palazzo Bianco abriga hoje o melhor acervo de quadros de artistas genoveses do noroeste italiano; já o Palazzo Rosso exibe um grande acervo de  pinturas, como as de Caravaggio e outros, cerâmicas, mobílias e moedas.

Piazza de Ferrari

Árvore de Natal na Piazza de Ferrari

Terminamos o nosso passeio na Piazza de Ferrari, que faz a ligação entre o centro histórico e a parte moderna da cidade.

Restaurante “I Tre Merli” – o original

Restaurante “I Tre Merli”

Restaurante “I Tre Merli”

Os passageiros da VAM se deliciando em um típico restaurante italiano

Mais tarde, fomos com Andreia, Lorenzo, Marco e um amigo da família, jantar em um restaurante na região do Porto Antico, o I Tre Merli, que tem 4 casas na Itália e 4 em Nova York. Comemos uma foccaccia di Recco, feita com queijos típicos da região, acompanhada de uma bela taça de prosecco, para celebrar mais um excelente dia da VAM. 😀

Atendendo a pedidos… 😉

18 thoughts on “Dia 8, 02/01 – Gênova

  1. Pingback: Hotéis da VAM – Itália « Idas e Vindas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.